Em Destaques

Tendo iniciado a sua existência formal em dezembro de 2013, este blog ao longo de cerca de quatro anos cumpriu ativo papel na veiculação de informações autorais e compartilhadas, mormente da mídia alternativa, mas não só, no sentido de cumprir a  missão inscrita nas suas diretrizes fundadoras:

Com este blog pretendemos criar e manter um espaço interativo de convivência e trocas de experiências, percepções e de opiniões sobre os mais variados temas que compõem a sociedade e a cultura universais, nas suas múltiplas dimensões. É por isso mesmo um espaço através do qual opinamos, criticamos, provocamos e, certamente, contribuímos construtivamente para um Brasil e um Mundo melhores. Nesse espaço compartilhado estaremos na boa e saudável companhia de amigos e colaboradores que comungam de ideais e de aspirações nos diversos domínios da vida cotidiana e aos quais agradecemos pelo encorajamento e pelas contribuições generosas que em muito ajudarão a mantê-lo interessante e sempre atual.”

Tenham todo(a)s sempre presente que este é uma espaço de intervenção criativa, de socialização de informações e depositório dinâmico de  manifestações culturais e suas linguagens e, sobretudo, aberto  à ampla participação.” 

“Não seremos imparciais. Seremos sempre a favor da justiça e dos indefesos. Somos humanos. Somos, decididamente, contra os medíocres e os energúmenos. Este é o nosso compromisso.

Estamos convencidos de que ao longo da sua curta existência, se não cumpriu plenamente a meta aspirada, todo o esforço foi dedicado à realização dos propósitos acima delineados, i.é, dos compromissos pontificados.

No período foram  cerca de 1.800 artigos publicados, dos quais expressiva quantidade de textos e materiais com conteúdo autoral, versando sobre temas da conjuntura nacional e internacional, sociedade, cultura, ciência e tecnologia, meio ambiente, e muitos outros assuntos sobre questões essenciais da vida brasileira e vitais da nossa contemporaneidade.

Nesse esforço diário de difusão da boa informação contamos com a preciosa e indispensável companhia de milhares e, em alguns momentos especiais, com até  milhões de internautas (traduzidos em número de pessoas alcançadas, curtidas realizadas, compartilhamentos de conteúdos, comentários e outras formas de interatividade), endossando e/ou corroborando e, não raras vezes, criticando e, até de forma injusta e implacavelmente, crucificando-nos por defendermos aquilo no que acreditamos.

A todos e todas que nos acompanharam nessa jornada informamos que entendemos ter chegado o momento de interromper no dia 31/05/2017 esta empreitada e agradecer pelo encorajamento e o indispensável e nutrido apoio com que nos brindaram ao longo dos quatro anos de existência deste blog.

Abraços

Prof. Rogério Cezar de Cerqueira Leite

Campinas, 18 de maio de 2017.

Facebooktwittergoogle_plus
Showing 56 comments
  • Gilberto Brod Junior
    Responder

    É uma perda irreparável, uma lástima, um balde de água fria em quem gosta de boa e isenta informação. Vou sentir muita falta de compartilhar, mesmo que à distância, de uma mente tão brilhante. Perde o Brasil. Mas respeitamos o desejo do Doutor Rogério, uma das melhores e maiores personalidades deste país cada vez mais pobre de patriotas. Um abraço para o senhor é tudo de bom.
    Com verdadeiro apreço. Gilberto Brod Junior.

    • Ana Cardoso
      Responder

      Será uma perda pra nós professor! Felicidades e muita luz. ..

  • Sérgio Czajkowski
    Responder

    Prof. Rogério

    Acompanho-o há certo tempo, através deste Blog, e sempre considerei valiosos os seus comentários. Mas, conforme mencionado acima: “…entendemos ter chegado o momento de interromper…”, acredito ser importante respeitarmos a sua decisão.

    Obrigado

    Sérgio Czajkowski.

  • Teonila de Faria Alvim
    Responder

    Lamentável o encerramento deste blog que tem sido para mim uma referência constante na busca de bons artigos de diferentes saberes principalmente de cunho político. Obrigada!

  • Waldemir
    Responder

    É uma pena! Por quê?

  • Kleber
    Responder

    Lamentavelmente… O fim de tal veículo só aprofunda meu pessimismo de que as boas mentes da nação vem se rendendo ao avanço da barbárie.

  • Responder

    Essa iniciativa do Professor, me deixou mais preocupado ainda com o que está por vir.

  • Maria Amélia
    Responder

    Vou sentir muita falta! Incontaveis momentos esperava pela publicação a respeito de algum fato pra ter mais argumentos na formação da minha opinião a respeito do ocorrido. Obrigada por esses anos de existência

  • flavia vilhena de toledo
    Responder

    Lamento muito e sentirei muita falta desta leitura.
    Muito obrigada por ter compartilhado conosco todo trabalho que tanto nos ajuda a pensar, ponderar, refletir.
    Fará muita falta!

  • Nelson Soares Oliveira
    Responder

    Só tenho a agradecer, embora lamentando o encerramento do blog, a alto nível de esclarecimento que me proporcionou e aos restantes leitores e seguidores durante o tempo em que esteve em atividade. Muito brigado, sobretudo pelo brilhantismo, diversificação, honestidade e profundidade com que os mais variados temas foram tratados.

  • Greg
    Responder

    O site vai sair do ar ou só não vai ter mais atualização? Merecia ficar

  • Egberto Alves dos Santos
    Responder

    Que pena. É uma perda enorme para a sociedade brasileira pois, as intervenções aqui postas sempre apontavam para uma porta que ainda não havia sido percebida. Apenas desejo a todos tudo de melhor em suas vidas.

  • Eduardo
    Responder

    Será uma grande perda.

  • Alzir Hayne Lessa
    Responder

    Agradeço a forma como sempre fui distinguido e notadamente pelo conteúdo desse blog que nos enriqueceu do bom conhecimento.
    Lamento por essa decisão na esperança que ela seja apenas transitória, e que em breve estaremos juntos novamente.

  • Lacyr
    Responder

    Que perda!

  • Abelardo de Almeida
    Responder

    Gratos todos nós pela sua dedicação.
    Boa qualidade informativa e incentivador à reflexão das idéias polêmicas do nosso tempo.

  • ARY NISENBAUM
    Responder

    É com tristeza que vejo a saída de cena de uma personalidade que tanto vinha contribuindo para o debate entre ideias que caracteriza o comportamento democrático daqueles que embora por diferentes vias, convergem para o objetivo do aperfeiçoamento da sociedade.

    Tive o prazer e a honra de conviver com Rogério no curso de engenharia, tempos em que apreciava sua profunda e extensa cultura musical, social e científica, entre outros campos. Mais tarde, admirava o entomologo e seu apreço pela natureza e seus seres vivos.

    Despede-se de nós agora seu blog, uma fonte de conhecimento e aprendizadp.

    Boa sorte Rogerio !!

  • Renato Sant Ana
    Responder

    Uma pena! Os posts do blog eram uma aragem inspiradora e um oásis no meio do deserto árido, cheio de ódio e intolerância, que está se transformando a internet. Sentirei falta, muita falta.

  • ANTONIO CESAR MENEZES PENEDO
    Responder

    lamentabilíssimo.

  • Osni Dias
    Responder

    Obrigado, professor. Espero e desejo que seja feliz em sua nova empreitada. Tudo de bom e, mais uma vez, a minha gratidão.

  • José Carlos Penfield da Costa Espinosa
    Responder

    O blogue do mestre RCL é muito bacana. Espero que preservem o acesso aos interessantíssimos arquivos já publicados.

    E parabéns pelo trabalho, de excelente qualidade.

  • Flávio Bertelli
    Responder

    Perdemos um espaço precioso para partilhar sobre assuntos para os quais o blog foi fundado. A convivência com o que nele foi compartilhado, nesses anos, esteve consoante com seu brilhante mentor e ‘proprietário’. Particularmente, penso que será praticamente impossível substituí-lo. Ao grande cientista e intelectual RCL meu agradecimento por ter partilhado de tudo que aqui foi postado.

  • Julio Cesar Maciel
    Responder

    Não seria o caso de repensar?
    Estamos vivendo uma época de completa desinformação com poucos comentaristas comprometidos com repasse de informações fundamentadas e com registro de autoria e origem.
    Será uma grande perda para nós​ brasileiros que tanto carecemos de informações fidedignas e confiáveis que façam contraponto a essa mídia tradicional brasileira calhorda.

  • francisco miranda
    Responder

    Triste essa notícia, menos um veículo de qualidade para reflexão e boa informação….

  • Alyne Bautista
    Responder

    Muito obrigada professor por ser uma luz no mundo.
    Alyne Bautista

  • marcelo zorzi
    Responder

    Agradeço muito por você ter compartilhado suas reflexões, estrelas semeadas neste universo do pensamento humano.

  • Mansur Lutfi
    Responder

    Acompanhei desde o início este blog. Sempre foi um fonte ponderada e confiável de informação e análise.

  • Rogerio Carneiro Campello
    Responder

    Só tenho a lamentar. O blog era excelente.

  • Volmirbelle Belle
    Responder

    Lamento, com tristeza e dor. Tempos de exceção e retrocessos políticos, humanos e sociais. Não se entregue Rogerio.

  • Berenice Damasceno
    Responder

    Prof. Rogério, muito obrigada pelo trabalho tão bem feito. Sempre leio os textos publicados. Especialmente os seus. Terei saudades e, quem sabe, aceite um pedido de uma seguidora e leitora fiel: caro Professor reconsidere sua decisão e permaneça com o blog. Muito obrigada e um grande abraço, Berenice Damasceno.

  • Alexandre
    Responder

    Uma pena… Perderemos uma das poucas gotas de informação inteligente em um mar de ignorância que se tornou a mídia nacional…

  • CELSO VERAS BAPTISTA
    Responder

    Imensamente grato, sinto a perda deste espaço de conhecimento,mas entendo que o blog cumpriu um importantíssimo papel na luta por um país mais justo e ultimamente, na luta contra o golpe.
    Todo guerreiro tem o direito de um dia chegar à sua paz.
    Nos deixa com uma certeza: Venceremos.
    Obrigado, professor.

  • Dorival Barreto
    Responder

    Uma pena. Um raro crítico, uma rara lucidez. Uma pena!

  • Ricardo Ernesto Vasquez Beltrão
    Responder

    É uma pena mesmo. Só temos a agradecer pelo brilhantismo e inabalável postura democrática da iniciativa. Os objetivos foram plenamente atingidos, sem dúvida.

  • Denise
    Responder

    Seguimos na luta e obrigada desde sempre pela lucidez e combate,

  • Celio de Jesus Ribeiro
    Responder

    Fico chateado com isso mas, enfim, é a vida.

  • Enio Luiz Vedovello
    Responder

    Leio com tristeza a notícia. O blog é um sopro de ar fresco de uma racionalidade e clareza tão necessárias nos dias de hoje. Ainda torço por uma reconsideração, do contrário, vai fazer falta…

  • helena
    Responder

    que triste!!!! não gostei…..boa sorte!!!!

  • Maria Lewtchuk Espindola
    Responder

    Professor estou muito triste pois, de fato, me identifico imensamente com o seu blog. Talvez por ser física-matemática tenha tanta afinidade com a sua forma de expressar as ideias.

  • Leninson
    Responder

    Prezado Prof. Cerqueira Leite,

    Honra-me tê-lo como o paraninfo dos formandos da nossa Turma Alceu Amoroso Lima.
    Sou habitué de seu excelente blog.
    Em nossa formatura não o deixaram falar.
    Não se cale agora, ainda mais no atual momento em que vivemos.
    Precisamos de sua voz, precisamos de saborear suas pílulas venenosas.

  • Nasser Daghastanli
    Responder

    Agradeço e Parabenizo este Blog por ter dado opiniões sempre de forma Inteligente, Imparcial e principalmente Provocativas de reflexão. E claro: sempre objetivando o melhor para o Povo e Nação Brasileira.
    Grato.

  • ANGELA MARIA
    Responder

    PERPLEXA
    E
    PESAROSA,
    PERGUNTO:
    O QUE NOS SOBRA?
    REDE ESGOTO?
    (IN)VEJA?
    FEL-LHA?
    QUANTO É?
    LAMENTÁVEL . . .

  • wanda.oliveira1950@gmail.com
    Responder

    Acompanho o seu Blog desde o início Dr. Rogério e apesar de não ser nenhum dos seus seguidores catedráticos, sinto imensamente seu encerramento. Acredito não ser este o momento, pois agora mais do que nunca, nós do povo, precisaríamos de um Blog como o seu…voltado para a cultura e para o social. Espero que o Senhor reconsidere ou,numa outra hipótese, continue como colaborador em outro Blog. Foi muito importante e um prazer ter sido uma de suas seguidoras! Sinto muito! Fará muita falta.

  • Bia Veras
    Responder

    Gratidão ao senhor professor, que nos deu oportunidade de conhecer suas ideias, aprender com seus conhecimentos e enriquecer nossas vidas. Namastê.

  • Sandra Ney, Picuí/PB
    Responder

    É uma pena! Em tempos obscuros em que vivemos, os artigos aqui postados contribuíram para clarear as nossas mentes, no sentido de encontrarmos argumentos para o enfrentamento ante às forças conservadoras e diria, proto fascistas, que se instalaram de norte a sul, deste continental país. Perde a nação e perdemos nós que acreditamos só ser possível desfrutar de uma sociedade mais justa e grandiosa com a consolidação plena da democracia.

  • Rita
    Responder

    Sem palavras

  • Izabel Donati Bracco
    Responder

    Embora respeite sua decisão não posso deixar de lamentar! A exposição de suas ideias vai nos fazer falta! Obrigada, professor!

  • José Claudio dos Santos
    Responder

    Não. Mil vezes não. Professor, por favor, não faça isso. Reconsidere sua decisão. O Brasil não pode ficar à deriva de vossa opinião. “Pelo amor dos meus filhinhos…Por todos os santos e santas…Pelos deuses do Olimpo…e eu que não creio, peço a Deus…” que reconsidere sua decisão.

  • MARIA MADALENA SCARPINATI
    Responder

    Muito triste

  • Sônia Maria Bomfim
    Responder

    Que pena!

  • Michel
    Responder

    É UMA PENA PERDER UM CRÍTICO LÚCIDO E PERSPICAZ PARA SE CONTRAPOR A BOÇALIDADE. TORÇO PARA QUE RECONSIDERE. ABRAÇO

  • José Leandro Majó Pierini
    Responder

    Profundamente consternado com a notícia. Aliás, acho que pessoas lúcidas, cultas e inteligentes, não têm mais o pertencimento se suas vidas e atividades. Todas essas qualidades devem estar permanentemente a serviço da coletividade, quase como um sacerdócio laico. É indispensável à formação e evolução humana a informação culta, correta e desvestida de qualquer viés ideológico. Desculpando-me pelos evidentes excessos retóricos desejo ao Dr. Cerqueira e a seus colaboradores, muitas e merecidas felicidades.

  • Ana Maria
    Responder

    Só tenho a agradecer e a lamentar. Suas palavras farão falta, muita falta! Grande abraço.

  • Vagner José de Almeida
    Responder

    Parece mesmo que acabamos de perder uma raridade de canal excelente e “com os chifres muito acima da manada” deste veículo de boas e bem elaboradas informações, análises, ponderações etc…lamentável!

  • José Luis
    Responder

    Enorme perda!

  • João Lenis
    Responder

    Uma profunda perda!

Comentar