Em Açoite, Destaques

Oi Coxinha. Bom dia. Vamos conversar um pouco? Me diga, por favor, o que quer dizer esse termo “coxinha”? Vamos ver se juntos achamos uma boa definição para coxinha. Pois bem, você já notou a óbvia coincidência entre suas ideias e as falas mais insistentes da Globo? Seria mesmo coincidência? Se fosse um ou dois preceitos tudo bem. Mas com tanta convergência… Deve haver alguma conexão. Você acredita em telepatia? Então não são suas ideias que estão influenciando a Globo. Será que a Globo está fazendo a sua cabeça? Como é possível? Aquela pavorosa medusa de olhos esbugalhados que chega ao orgasmo quando relata imparcialmente que os Coxinhas estavam vociferando “Fora Dilma”, ao som mavioso de panelas. Eu morro de medo. Imaginem apenas encontra-la em um beco escuro à meia noite! Pois bem, se não é você que influencia a Globo, então é a Globo que o influencia. A ponto de tanto ódio? Uma coisa temos que reconhecer, a Globo é de uma formidável eficiência para virar a sua cabeça, caro Coxinha. Não podemos negar. Mas o que ela ganha com isso? Adeptos, fãs, súditos, seguidores, crentes. Vocês já notaram como o poder das Igrejas Pentecostais da Teologia do Sucesso se avoluma com a disponibilidade de tempo de Televisão? Você pensou que você talvez seja um pouco como esses crentes pentecostais que seguem cegamente um desses pastores bregas da Globo. Ah, acho que encontrei enfim uma definição de Coxinha. É o idiota que se deixa doutrinar pela Globo. (Aliás uma outra coincidência, a fortuna do Bispo Macedo é a mesma que detém cada um dos descendentes de Roberto Marinho. 1,1 bilhão de dólares). O Coxinha é um crente da Globo. Não é engraçado?

Facebooktwittergoogle_plus
Rogério Cerqueira Leite
Físico, professor emérito da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
Showing 72 comments
  • Percy de Oliveira Junior
    Responder

    Meu querido, que saudades do tempo em vc aparecia na TV e a gente sempre podia contar com una novidade. Fala sério, Rogério, vc pelo menos leu alguma coisa antes de escrever este texto capenga? De que pastores da globo vc está falando? Pastor é o Pedir Maiscedo, que estava na fila de cumprimentos de Dona Dilma, vc já se esqueceu? A mesma Dona Dilma esteve na inauguração do mega-templo dos caras. Você quer me dizer, que mesmo sendo bem informado como é, que aquele avião, com 10 MILHÕES em dinheiro vivo, dinheiro arrecadado no fim de semana nas igrejas e que foi pro Lula pagar deputados, não tem nada a ver? Pela sua análise militante/tôsca, a globo faz a cabeça dos coxinhas, mas recheia mesmo é o bolso dos petistas. Lamentável. Mas, credito à decrepitude que se aproxima. Não acredite que o “poder é o sexo dos velhos”, porque, também pra isso, vc já brochou.

    • Maria angélica Oliveira de Cerqueira
      Responder

      Que texto maravilhoso!

    • roberto
      Responder

      excelente seu comentário Percy
      ..respeita a figura histórica do autor mas não fica aplaudindo bobagens de ocasião …perfeito.

    • Armando
      Responder

      Parabéns Percy. Como sempre, os empadinhas de massa podre fazem um alarde sobre um tema, e quando gastamos o nosso tempo, curiosos, sedentos quem sabe, por reflexões inteligentes, caímos nessas armadilhas. O texto acima (Definição de Coxinha) foi escrito por algum garotinho, que infelizmente, não se saiu bem no Enem? Caramba, sempre tive a Unicamp como celeiro de grandes cabeças, mas ultimamente, tenho visto tanta caca proferida por pessoas que tatuam sua sigla em suas frouxas nádegas. O que estaria acontecendo com os ditos intelectuais? Seria mais uma do Aedes Aegypti?
      Poxa, estou realmente preocupado, porque o problema está parecendo endêmico, talvez até epidêmico, e ainda não foi analisado. Está maculando a nobre imagem da classe dos professores. Por sinal, o ilustre professor deveria ser o primeiro a esclarecer que, segundo os princípios morais e éticos, ao chamar alguém de coxinha, estaria na verdade, tecendo elogios, enaltecendo os bons costumes.
      Diante dos fatos, só resta-me supor que estão mexendo em seu bolso ou contrariando suas falidas ideologias.
      Apostaria que, se procurarmos direito, iremos encontra-lo em algum momento rasgando um sorriso na telinha da Globo, ou não, talvez residiria aí alguma frustração? Ah, e sabe porque eu não posso criticar muito a Record (como exemplo)? Porque quase nunca tenho tempo pra olhar sua “maravilhosa” programação, mas fico curioso em saber, como os empadinhas sabem tanto sobre as 24h da programação da Globo?
      Se me acho coxinha, por isso estaria aqui? Me acho um cidadão, interessado verdadeiramente pelo bem do meu país, muitíssimo preocupado com situação caótica que o povo está vivendo, e quando vejo alguém tentando sujar uma causa nobre, justa, tomo as dores sim. Sugiro e peço que faça o mesmo, honre seus títulos, nobre professor. Grato.

      • Tito Martino
        Responder

        caro Armando
        excelente comentário. Fiz o ITA (sai antes de me formar) é um celeiro de inteligências, mas alguns de meus ex-colegas embora respeitando e admirando a capacidade científica do Prezado Rogério, acham (como eu) que é um chato.
        Infelizmente teve a cabeça lavada não sei porque nem como, e torce pelo seu time político como se fosse futebol.
        Não há nada a fazer, não vai mudar.
        Só posso citar C.G. Jung, “As pessoas vão fazer qualquer coisa, não importa o quão absurda, para evitarem enfrentar suas próprias almas. Sua percepção se tornará clara somente quando você conseguir olhar para sua alma.”

    • Tahia Sarapo
      Responder

      Pastor é o que “pastoreia”. Bonner pastoreia a sua cabecinha,nenê.Não necessariamente é religião .

    • Alessandro
      Responder

      Falando assim vc não demonstra que discorda do autor, mas que não entendeu o que ele disse.

    • Smith
      Responder

      Escreveu mais ou menos o que é ser coxinha.
      Coxinha é aquele que acha que só o PT é corrupto. E que a simples saída da Dilmanta, vai acabar a corrupção e a os maus políticos.
      Não lutam pelo fim da corrupção. Querem apenas o fim da corrupção do PT.
      A corrupção dos outros partidos, não querem nem saber…
      Já os petralhas, acham que Lula é santo e que o PT não se meteu em falcatruas e corrupção…
      Tento manter distância dos dois tipos!

      • Lêda
        Responder

        Leu minha mente.

    • Paulo
      Responder

      Não sei qual a sua idade, mesmo assim, recomendo que releia o texto do blog. Amigo, você estar na contramão da versão. Ele não falou nada disso que você entendeu. Decrépito, você disso? Quem estar a caminho ou em plena decrepitude é, com certeza, você. Procure um psicanalista!

    • Geraldo
      Responder

      Eu entendi ‘pastor da globo’ como uma metáfora, pois a globo é o único canal que não tem pastor de verdade, mas tem a miriam leitão, o merval Pereira. ..pastores do Apocalipse! Kkkkkkk

    • Victor
      Responder

      Peru só pelo seu esforço em provar que o mestre está errado fica assegurado que ele está certo. O termo feito nas coxas, uma reminiscência do trabalho escravo, vale bem para seus argumentos insustentáveis. Beijos, esta vcs golpistas hipócritas já perderam.

    • Sunda
      Responder

      Pois é… não só a Dilma que foi a inauguração do Templo do “Maiscedo”… Havia uma gama bem grande de políticos por lá, dos mais variados partidos, entre eles, até o Alckmin, interessante, não…
      E ademais, receber dinheiro, por receber dinheiro, todos os partidos participaram da orgia… mas o que raro, senão impossível, é ver algum coxinha batendo panela quando o Alckmin aparece na TV… estranho isso, não…
      Será que é porque os podres do PSDB são minimizados pela Globo ? O que teleguiaria o “coxinha” a entender que o podre é só o PT ??? Bingo !!!

  • Elias Saad Chahine
    Responder

    O populista da cultura, o que estamos querendo é a descencia na política e não grupo de lobos disfarçados de cordeiros , roubando na mão grande o meu é principalmente o seu dinheiro , pois o meu eu consigo com suor do meu árduo trabalho. E o seu vem dos PTralhas? Se assim o for eu entendo porque vc defende a gangue. Se não for acorda babaca que estão roubando o meu o seu e muita gente, pessoas estão morrendo por falta de saúde digna, PS PTralhas nao se tratam no SUS, quantas vezes o Lula foi ao Sírio ? Vc lembra de ele ter ido ao SUS ? Então acorda pois eu quero todos gatunos Políticos presos se Aécio, FHC, Cunha Renan quem quer seja
    Chega de canalhice. Está na hora deste país ser país sério
    Doa a quem doer.

    • José Roberto Demmer
      Responder

      Mais um idiota. O Edir Maicedo deu dinheiro pro Lula. Tem quem acredita, pois até acreditaram no caso Friboi.

    • Tahia Sarapo
      Responder

      como o Eliot Ness está fazendo o papel daquele que responde pelos seus anseios ,você diz que quer todos os gatunos estejam na cadeia.Porque essa frase me soa falsa? Saia à francesa e vá perguntar aos seus botões blindados(ups!) de que lado você está.

  • Glauco Casimiro
    Responder

    Medíocre!

  • Rosilene Gelape
    Responder

    Espetacular!!!!! Amei!!!!!

    • roberto mirandat
      Responder

      sem puxar saco e nem desrespeitar , mas papinho de coxinha, globo e pipipi… não dah mais para aceitar, o brasil esta vivendo um momento especial e um dos maiores intelectuais da historia fica soltando pum e achando que eh engraçadinho…fofo.. ..pera alá..dê-se o respeito professor

      • Smith
        Responder

        A carapuça serviu?

      • Indignado
        Responder

        É exatamente uma das características dos coxinhas, dotados que são de um só neurônio, zanzarem feitos moscas, nos blogs que os forcem a pensar por mais de 2 segundos. Vão chafurdar na lama de onde vieram, desocupados!

  • Alexandre
    Responder

    Boa definição para os coxinhas, é interessante como eles vociferam…eles não aguentam perder mais uma (eleição), bambam de ódio!

  • Julia Irene
    Responder

    O autor acertou em cheio. Os comentários confirmam isso. Meus respeitos.

  • Claudio Mattos
    Responder

    Perfeito.
    análise cirúrgica…

  • Silvia Maria Velasques de Oliveira
    Responder

    Prezado Professor, sou física, tenho 61 anos e tive o privilégio de conhece-lo em um congresso de Física. Também tenho críticas à Rede Globo e votei várias vezes no PT. Sinto pena quando leio seus textos porque a humildade é uma virtude que o senhor parece não conhecer. Humildade para reconhecer que fomos traídos. Respeitosamente, Silvia.

    • Julio
      Responder

      Puxa, professor. Que análise profunda!
      Meus problemas existenciais completamente resolvidos em tão poucas palavras!
      Agora vejo claramente: o mundo é muito mais simples do que eu pensava. Está dividido entre crentes na Globo (os doutrinados coxinhas) e os não-crentes na Globo (os doutrinados mortadelas)…

      O show da vida é realmente fantástico!

    • Emília Draeger
      Responder

      Nossa Sílvia que resposta cheia de sabedoria, parabéns, a senhora é um exemplo a ser seguido!!!

    • Armando
      Responder

      Poxa, nem tudo está perdido. Parabéns Sra(srta) Silvia, ótima colocação.

  • Jose Colucci Jr.
    Responder

    Rogério Cerqueira Leite, com esse texto mambembe, junta-se ao grupo dos que aposentaram o cérebro. Coxinha é o inimigo que o PT inventou, na falta de um inimigo truculento e desprezível como os que tivemos na ditadura.

    O problema é que o coxinha não existe. Não como vocês o imaginam. Se não cometerem o vício primário de pinçar cuidadosamente as figuras caricaturais da imensa população anti-governo no Brasil, o que vocês chamam de coxinha é, na verdade, uma amostra representativa da sociedade brasileira. São seus colegas estudantes não petistas, a cabeleireira, a vendedora, o operário (antes que você abra a boca e fale besteira, vá trabalhar em fábrica para ver se a CUT é unanimidade), o empresário honesto, o pequeno comerciante, gente que viu o dinheiro de seus impostos parar em contas na Suíça e nos cofres do PT. O coxinha não é representado pelo direitista babão, que clama pelo exército nas ruas. Tampouco pelo Mauricinho ou playboyzinho, cuja revolta, igualmente patética, foi canalizada em direção oposta à sua. Sequer também pelo preconceituoso que discrimina os nordestinos e os pobres. Nós, os coxinhas, somos gente que acha que é o momento de acabar com a corrupção no Brasil. Pouco nos importaríamos se junto com o PT o resto do espectro político fosse para a cadeia. Em contraponto à Dilma e Lula, não queremos o Aécio ou o FHC. Queremos um governo honesto. Capisci?

  • Artur Andrade
    Responder

    O problema eh que o coxinha eh truculento. E como. Veja pelas respostas. Ninguém é tolo pra defender quem rouba.

    Se vc não é parabéns. Reflita se ja chamou alguém de burro…. ignorante… retardado… etc. Isso é um cassetete vocal. A diferença entre os coxinhas e a ditadura é essa. Agridem com palavras. Ou seja, utilizam do modelo de convencimento da ditadura que, inclusive, muitos apoiam.

    Essa eh uma boa reflexão.

    • Marieh
      Responder

      Boa! É isso Artur: aplicam a truculência do curto diálogo, agressivo e de poucos argumentos.

    • Daniel A.F.Silva
      Responder

      Ótimo comentário, já disse tudo.

  • Julio Ramos
    Responder

    A Globo está para o Petismo assim como os EUA estão para o Chavismo.

  • PAULO EMMEL
    Responder

    Sempre admirei o Cerqueira Leite mas estou decepcionado. Por acaso é mentira que houve toda esta propina? Devemos acreditar que o Lula mora de favor em tantos paraísos da mesma que as crianças acreditam em papai Noel? Parece que o autor julga que somos um bando de idiotas, que não analisamos o que ouvimos. Talvez ele queira que adotemos o procedimento imposto aos petistas que é não assistir às TVs Globo, Bandeirantes, Cultura e não ler os jornais Estadão, Folha (que curiosamente ele foi articulista por muito tempo), Globo e as revistas Veja, Isto é, etc. Já faz tempo saímos da Idade Média e temos intelecto.

  • Carlos Gouveia leao
    Responder

    E eu que já o citei em documentos que escrevi! Que arrependimento. Desculpem, meus leitores, mas o homem está demente.
    Não reconhecer que o que escreveu se aplica em tudo ao PT só pode ser demência.
    A maioria do povo brasileiro, para seu controle, não tem partido. O PT acha que quem não é petista tem carteirinha do PSDB.
    Se nosso pensamento, hoje, coaduna com a Globo e porque ambos queremos o fim da corrupção, venha de onde vier, antes que o país acabe.
    A melhor frase que ouvi por esses dias foi que :” Enquanto os petistas teimam em defender bandidos, nós, não petistas, aceitamos a condenação de qualquer um de qualquer partido porque NÃO TEMOS BANDIDO DE ESTIMAÇÃO”
    Quem segue cegamente alguém é o petista pois nunca vi um “coxinha” gritando que um bandido condenado pelo STF é “guerreiro do povo brasileiro”.
    Você tem razão , professor, mas o PT não tem seguidor, tem fanático partidário/ideológico.
    Acorda , nobre professor. Ou está em outro mundo ou a demência o pegou de vez. Que pena!

  • Wagner
    Responder

    Tudo escrito se aplica a qualquer um, a qualquer partido. Truculência independe da ideologia seguida pelas pessoas, a truculência só depende do caráter da pessoa. Quem mais fez ameaças as pessoas que não concorda com sua ideologia? Vimos isso no presidente da CUT, no chefe do MST, que age como uma organização criminosa. Diferença entre um petista ou aliado/adepto e o chamado coxinha? O petista ou aliado/adepto defende indiscriminadamente seus líderes ou membros de seu amado partido, e o chamado coxinha não defende nenhum criminoso ou quem esteja sob investigação, este deseja a punição exemplar de todos os envolvidos Concordo com a pessoa que postou que coxinha é o inimigo criado pelo PT. É claro que sempre vai ter algum idiota que defende a ditadura: tem o idiota que defende uma ditadura militar como a de 1964 e tem o idiota que defende uma ditadura socialista.

    • sefher
      Responder

      (((( chamado coxinha não defende nenhum criminoso ou quem esteja sob investigação)))) O problema não é defender , mas sim não fazer nada m ficar calado , todos do governo golpista atual estão sobre investigação , e o que os coxinhas fazem a respeito ” simplesmente nada ” agora o temer indicou um advogado do pcc para o stf ,viu algum coxinha protestando ,jornais ou tvs ,não ,apenas alguns gatos pingados citou uma frase ou outra , quem se cala sobre o que está de errado também é cumplice , com a conivência dos coxinhas o brasil vai de mal ao pior , temos aumentos de gasolinas quase todas as semanas vc viu algum protesto de coxinha sobre isto , e o aumento das passagens absurdas dos preços dos ônibus , algum protestou , não . Se isto fosse o governo do PT teria multidões nas ruas e as panelas estariam todas amassadas de tento levar pancadas por coxinhas que só protesta se for alguém do PT, e resto não importa, como o moro e cia costuma dizer

  • Vinicius Pires
    Responder

    Ótima análise, ótimo texto. E os COXINHAS, débeis mentais que são, cheios de mimimi, vomitando ignorância ao criticá-lo.

    • Maria Aparecida Castro Sousa
      Responder

      Convém explicar essa ditadura socialista .Ela exite só na cabeça de burguesia.
      ..

  • edson
    Responder

    Os que estão xingando aqui, são todos coxinhas.

  • José Roberto Ferreira
    Responder

    Acho que o professor Rogério está condescendente demais ao resumir os coxinhas em crentes da Globo. Ser coxinha também é:
    –Não saber perder eleição.
    –Não admitir a existência de quem pensa diferente.
    –Trocar a política pelo ódio.
    –Odiar pobre.
    –Gostar de explorar pobre.
    –Pensar e agir como direitista.
    –Ser crente da Globo News.

    • Ana Lima
      Responder

      Legal !

      • Inês Martins
        Responder

        Excelente definição de coxinha.

    • pedro carlos
      Responder

      -Não entender ironia óbvia como “pastores da globo”.

  • Eduard Fontcuberta
    Responder

    Ah, agora eu entendi!! Mas é claro!! A Lava jato não passa de uma invenção do núcleo de dramaturgia da Globo… tudo não passa de uma ficção para manipular e enganar os inocentes crédulos coxinhas!! Caramba, os caras da Globo estão ficando bons heim!! Meia dúzia de “Oscares” é pouco pra eles. Não fosse a elite intelectual da esquerda para me alertar eu nunca teria descoberto… Sabe sr. Rogério, quando não estou vendo a Globo, estou trabalhando, estudando, escutando, lendo, conversando com pessoas, observando, indo ao supermercados, pagando contas, viajando pelo mundo, e assim por diante… Tenho 51 anos de idade, por coincidência sou graduado pela sua Unicamp, fiz algumas pós graduações, e completei 28 anos de trabalho no “mundo real”. Quando eu era estudante de graduação o sr. já era professor da Unicamp, por sinal com boa reputação. É aí que reside a diferença entre nós: talvez o seu longo período encapsulamento dentro mundo acadêmico afetou sua capacidade de perceber o que se passa no “mundo real”, um mal reconhecidamente comum entre os acadêmicos teóricos de gabinete como o sr. Minha humilde recomendação: “take a walk on the wild side”, e aproveite para ver e ouvir outras pessoas além dos outros acadêmicos encapsulados que o rodeia. Ah, antes que eu me esqueça, o que eu fortuitamente tenho visto no jornalismo da Globo coincide bastante com o que eu vejo no mundo real. Ass: Coxinha da Unicamp

  • Joel
    Responder

    Perfeito professor! Mais lucidez impossível! Deixem os coxas espumarem, como vi outro dia uma senhora num carro na Paulista ao ser entrevistada por uma repórter. Saía uma saliva branca nos cantos da boca parecendo um cão raivoso “temos que tirar esses corruptos” dizia ela!

    • Márcia
      Responder

      O caro professor esqueceu de definir “coxinha” como aquela pessoa desiludida com as escolhas, dos antes admirados Lula, Genoíno, Palocci, DIrceu e tantos outros que preferiram seguir a cartilha de Maluf.

  • José Augusto Abreu
    Responder

    Incrível que os petralhas não defendem o governo com possíveis feitos positivos e sim com araques e tentativas de desqualificar quem defende a decência, a honestidade e a punição dos culpados. São todos cirnos apaixonados. Apesar das provas continuam cegos, surdos e mudos.

  • Antonio Guedes
    Responder

    Certamente o professor não é versado em meios de comunicação de massa. No afogadilho, improvisou umas bobagens sobre o que não entende. Dá uma volta comprida para chegar a lugar nenhum. Coisa de petista ensandecido. Já li umas 10 mil pretensas defesas do Lula e dos crime cometidos pela quadrilha encastelada no governo e NENHUMA exibiu UM ÚNICO argumento de defesa da ladroeira (como disse o advogado do Lula, na justiça está perdido), um argumento falando porque o Lula e a quadrilha são inocentes. TODAS as defesa acusam e desqualificam os opositores (não só políticos). O triste disso é encontrar pessoas que se tornam hipócritas por conta de um sonho estiolado. Sem hipérboles ou arrodeios, vamos à definição de mortadelas: são pessoas que participam das manifestações do PT em troca de passagem, um sanduícue (de mortadela), um guaraná vagabundo e 30 REAL. São enganados e apresentados pelo PT como militância, mas isso tem outro nome: excluindo o adjetivo de caráter moral, é apenas serviço prestado.

  • Adilson
    Responder

    O prof. Rogério foi uma das pessoas que eu mais admirava e lia, pressurosamente, tudo o que ele escrevia. Mas, de uns quatro ou cinco anos para cá, acho que ele está ficando gagá ou é outra pessoa que escreve em nome dele. Uma grande perda!

  • Edivani
    Responder

    Que pena…
    Nem mesmo a parca ELITE pensante deste país consegue ficar acima das manobras de massa!
    Todos os brasileiros têm direitos e deveres iguais!
    Até admito aos menos afortunados de cultura e informação cederem às palavras de ordem incutidas em suas cabeças, sejam elas coxinha ou mortadela ou acarajé! Mas nós, ditos pensantes, deveríamos estar acima dessa proliferação de ideias que não passam de estratégias para ganhar uma ou outra causa! E desde quando estratégias assim fazem parte da tão alerdeada luta pela democracia?
    Parece mais discussão de FlaFlu, BaVi, Várzea pequena x Miudinho!!!!! Simplesmente decepcionante.

  • fora pt
    Responder

    é tudo culpa da globo entao???????kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Antonio Guedes
    Responder

    Caro professor. Creio que entendo um pouco dos meios de comunicação de massa, pois me debrucei anos (graduação/mestrado/doutorado) sobre o tema. O que o senhor está fazendo em seus textos é uma completa desonestidade intelectual. Aborda temas aparentemente sociais, aparentemente éticos, mas estes assuntos não lhe importam nem um pouco, pois servem apenas de suporte para estruturar uma defesa da única coisa que se tornou obsessiva: a defesa de uma quadrilha fantasiada de uma ideologia que só praticou antes de chegar ao poder. Deitar verborragia ideológica é imensamente mais fácil do que ter condutas coerentes com o discurso. Chega a ser patético abordar o tema da generosidade ou da justiça social apenas para escamotear a responsabilidade de crimes cometidos por seus ídolos de barro, fantasmas dos seus desejos frustrados. Isso denota que o senhor coloca Lula, Dilma e PT como coisas mais importantes do que a generosidade e a justiça social, degrada estes dois valores já tão ausentes na nossa realidade em troca mesquinha para conceder sobrevida a criaturas que sucumbiram aos valores e aspirações burguesas que aparentam defender. Sou ateu, não assisto a Globo e conheço os meandros dos noticiários o suficiente para detectar as suas manipulações. Entretanto, segundo o seu texto e a sua definição autoritária e generalizante, sou um coxinha pelo fato de estar convencido que os mandatários do PT institucionalizaram uma quadrilha dentro do Estado. Com isso, trocaram a militância generosa (ideológica) por servidores (encastelados em milhares de cargos comissionados). Estou muito velho, como o senhor, para seguir sonhos e fantasias que não se concretizaram e que jamais serão realidade, pois que conduzidas por ídolos bem piores que os péssimos e insinceros espécimes que comandam os coxinhas.

  • Silvana
    Responder

    O que entra na formação discursiva do sujeito? Uma ideologia, que ele reproduz sem nem se perceber disso, está dentro do discurso sociopolitico que repercute e círculo no inconsciente do coletivo, e ai esse sujeito reproduz o tal discurso, esse mesmo da coletividade (massa) que a mídia ajuda a empurrar guela a baixo, e ele acredita com todas as suas forças que o discurso é dele! Que ninguém fez a cabeça dele, lógico, que ele crê nisso, pois é nesse contexto que coxinhas fanáticos se proliferam e se acham inéditos!
    Ahh…façam me o favor, vão ler e procurem estudar ao invés de lerem a Veja, e assistirem a G.lobotomia!

    • Tania Cunha
      Responder

      Prezado Dr Mortadela,
      Permito-me chamá-lo assim, já que me chamou de Coxinha. Acredito que o senhor não tenha ouvido o clamor das ruas, ou então não tenha entendido. Assim, vou tentar esclarecer apenas um ponto básico: o pt é apenas o símbolo do que combatemos: a corrupção, a desonestidade, a malversação do dinheiro público. Se for provado que PSDB ou qualquer outro partido também tem as mãos sujas, que julguem e condenem todos. Parafraseando o facebook: não temos político de estimação. Também não cultuamos personalidade, coisa afeita aos menos informados. Então FHC, Aécio, Lula, Dilma, estão todos no mesmo pacote: políticos que podem ou não ser condenados. Ocorre que o governo atual está até o pescoço envolvido em falcatruas e é por isso que o queremos fora do poder. Ao invés de se ocupar em culpar a imprensa, procure, prove e divulgue a inocência dos dirigentes do pt. Aliás, todos os bem informados intelectuais, artistas e militantes petistas deveriam estar empenhados em inocentar seus ídolos e não em ofender quem não concorda com eles. Você pode dizer que a Dilma não está envolvida e que não se provou nada contra ela, mas os que a cercam e a citação de propinas para a eleição dela falam o contrário. À mulher de César não basta ser honesta, tem de parecer honesta. Até agora, só certezas de culpa do pt e, sendo assim, continuo repetindo: Fora pt, fora Dilma, fora Lula!

      • Tania Cunha
        Responder

        Desculpe, Silvana. Meu texto saiu como resposta ao seu comentário. Não era a intenção. Embora discordemos politicamente, não tenho o menor prazer ou intenção de debater esse assunto que não seja de uma forma amigável. Boa Páscoa para você.

  • Rinaldo
    Responder

    “A imprensa não produz grampos, nem conduz investigações da Polícia e da Justiça. A imprensa cumpre o dever de informar sobre elas sem restrições, como assegura a Constituição.

    A

  • Ana Lima
    Responder

    Penso q ha’ tantas questões envolvidas nesse debate ! Me pergunto : Como posso concordar com a Silvana e com muito do q o Antonio Guedes escreveu ? Tenho 2 grandes angústias muita decepção com o PT mas muito medo do Fascismo q vem recrudescendo no pais. A Globo mente, calunia, destrói reputações. Não divulga as falcatruas da oposição ao governo. O caso do helicóptero da cocaína, por exemplo. Já’ se perguntaram se o dono da aeronave fosse amigo do Lula e não do Aécio. Além do mais TODOS os envolvidos no episódio estão soltos ! E o tucano Azeredo condenado no mensalão tucano de MG continua solto ! Fato q muitos petistas não inovaram, se ,deixando seduzir pelas benesses do poder que SEMPRE existiram no Brasil , mas por que não condenar tucanos q fizeram o mesmo ? Por que a Globo só’ divulga ‘ a exaustão as denuncias contra os petistas, sempre generalizando passando a idéia de q o partido e’ TODO corrupto ? Isso não e’ justo e está levando ‘ a disseminação de ódio perigoso. As pessoas estão sendo atacadas na rua se vestirem uma camisa do PT ! Isso e’ fascismo ! As falcatruas na Petrobrás vem desde o governo FHC e isso a Globo não divulga ! Não e’ justo também !

  • Telma Regina Alves
    Responder

    Lendo estes comentários chego às seguintes conclusões. Em primeiro lugar parece que a maioria das pessoas que leu e que criticou o texto, ou desconhece o poder que a Globo tem de influenciar seus telespectadores, bem como sua rotina de manipulação dos fatos e de criminalização de pessoas mesmo antes que a justiça exerça seu papel ou concorda com a postura criminosa da empresa. Porque é isso, em essência, o que está tratando o texto. Se desconhecem, estão totalmente cooptados pela venus platinada e suas ideias reacionárias, seletivas e criminosas. Em segundo lugar, parece todos aqueles que desaprovaram o texto se consideram coxinhas. E, terceiro, como são raivosos estes coxinhas heim?

  • Fabio
    Responder

    Tipico texto de um pseudo intelectual sectarista anacrônico que, sem possuir tensão epistêmica para complexificar a problemática, recorre ao lugar comum. Patético.

  • Marley Costa Leite
    Responder

    Coxinha será sempre coxinha…pelo simples fato que pensar é muito difícil. Pensar com isenção é mais difícil ainda. Como será que os coxinhas vão reagir agora que a democracia está sendo retirada de suas mãos? Bateram panelas, foram às ruas, se deixaram levar… mas se a vida os levou, a música hoje é outra: O tempo, não é meu amigo, aquilo que você pensou… Aguardem e comprovem.

  • André Luiz
    Responder

    Engraçado, ele deixa todos criticarem a vontade….Será que na Globo, Veja e congêneres, tem isso???

  • Marcus
    Responder

    ACHEI UMA VISÃO POBRE SOBRE O QUE É COXINHA, MAIS POBRE DO QUE DEFINI-LA COMO UM SALGADINHO. FALTOU MUITA INTELIGENCIA E CRIATIVIDADE NESSA DEFINIÇÃO, DEVIA SE APROFUNDAR MAIS NESSE ASSUNTO POIS NÃO É SÓ ISSO. UMA COISA FICOU BEM CLARO NA MINHA VISÃO, ESSE TEXTO É BEM PRÓPRIO DE UM “INTELECTUALÓIDE”, ESPERO QUE VOCE SAIBA O QUE SIGNIFICA ESSA PALAVRA.

  • GE
    Responder

    Democraticamente todos podem responder, independente da resposta e este o melhor conceito e significado:
    D E M O C R A C I A. No mundo cheio de mortadelas e coxinhas a grande verdade e que a midia representa o capitalismo puro sem alma , sem coração manipulando opiniões o brasileiro perdeu a capacidade de auto instruir-se e auto avaliar.

  • Maurilio
    Responder

    Não sei se o texto é bom ou não, mas retrata muito bem o que todos já sabem: os coxinhas (eu não diria que são todos, mas uma grande parcela, talvez a maior parte) têm a cabeça feita pela Globo. E pela Veja. E pela Isto É. E pela Época. E pela Band. E pela Record. E pela Cultura do Alckmin. E por aí vai… Negar isso é negar o óbvio. Não dá para negar algo que vivenciamos no dia a dia. Nem precisava o professor ter escrito esse texto…

  • eduardo de paula barreto
    Responder

    .
    COXINHA
    .
    Coxinha significa
    Aquela pessoa que fica
    Se achando da elite capitalista
    E cuja cabeça encolheu
    Porque o cérebro desceu
    Para o interior da barriga.
    .
    Não é de se admirar
    Que fique difícil pensar
    Cercado por vísceras podres
    Por isso levantam cartazes
    E gritam com arrotos e gases
    Amaldiçoando os pobres.
    .
    O coxinha quando se deita
    Rezando ao deus da direita
    O seu preconceito exala
    E enquanto seus dentes rangem
    Para a direita pede a casa grande
    E para a esquerda pede a senzala.
    .
    O coxinha exige justiça absoluta
    Contra a esquerda corrupta
    Mas finge que não vê
    A corrupção que é praticada
    Pela direita dissimulada
    Liderada pelo PSDB.
    .
    A esquerda tem muitos pecados
    Mas é melhor ser por ela representado
    Do que ser chamado de coxinha
    Porque a falta de conteúdo crítico
    É o que inspira os maus políticos
    A nos amassarem feito farinha.
    .
    Eduardo de Paula Barreto

    .

  • Cochinha
    Responder

    Incrível a quantidade de bobagens que um professor de cursinho pode escrever.

  • Gisela
    Responder

    Que lindo Eduardo! Muito bom!

    Ser coxinha passou a “estilo de vida”: anda com blusa no ombro (nozinho no pescoço), faz discurso contra pobre e volta pra casa de metrô, acreditando piamente que ele é igualzinho (em direitos) aos grandes donos do capital.

    Ser coxinha dá um quê de “ideologia” àqueles que sequer sabem o significado dessa palavra.

    Ser coxinha atesta a cada dia a intolerância, o rancor, o transformar política em partida de futebol, o senso comum, a irracionalidade e, acima de tudo, a alienação que o Professor bem descreveu.

  • Indignado
    Responder

    Como sempre, o admirado Prof. Cerqueira Leite, -que não se isolou na academia, pesquisando clorofila perdido na floresta, perseguindo outros ramos do saber humano, como a boa música, além de não se eximir de exercer sua cidadania e lutar para que ela exista para todos,- brilhou com o texto. Prova máxima é o teor paupérrimo da maioria dos comentários que além de tudo mostra que coxinhas também se caracterizam por não ter o que fazer e fazerem seu passatempo preferido poluir o blog de quem nutrem ódio, antipatia.

  • Patricia Romani
    Responder

    Infelizmente, doutor, o que o senhor reconhece e descreve não é nenhuuuma novidade.

  • Edson
    Responder

    Coxinha , grande , pequena , com catupiri , sem catupiri , com osso , sem osso, de carne de galinha , de carne …, humm acompanhada com um guaraná bem gelado.Bom prefiro acarajé.

  • Edemerson Aquino
    Responder

    Rogério, cuidado!!! Parece que a carapuça serviu ao Percy. Ficou ofendidíssimo!!! Pelo visto esse é daqueles “coxinhas” da casca bem grossa! Se identificou de imediato!

Comentar