Em Destaques, Música

Muitas são as estações de rádio e também os sites e blogs que veiculam programas musicais de elevado valor informativo e artístico sobre os mais variados gêneros e estilos do rico repertório brasileiro e internacional.  Como forma de valorizar e promover esse valioso acervo cultural, estamos proporcionando aos nossos leitores e colaboradores para o seu entretenimento, deleite espiritual e catarse emocional uma audição radiofônica cuidadosamente selecionada.

Sem título

Para se ter uma ideia da natureza e da proposta do programa nada como o próprio lema do programa indica: Então, foi Assim? desvenda os segredos e emoções e situações vivenciadas durante o processo criativo pelos autores e compositores de músicas que marcaram época no Brasil. Pois é exatamente disso que se trata, revelar ao radiouvinte através de entrevistas a autores, compositores e intérpretes o processo criativo das canções que povoam e encantam o imaginário e sensibilidade dos diletantes da música popular brasileira. Cada programa de cerca de uma hora de duração é dividido em três blocos, sendo cada um deles dedicado a desvendar uma música do repertorio da MPB e o seu correspondente processo criativo. Conduzido com maestria pelo pesquisador e produtor multimídia paraense Ruy Godinho o programa é realizado por meio de entrevistas a centenas de músicos brasileiros que revelam através de depoimentos na primeira pessoa as particularidades do seu processo criativo dando-nos assim conta das   virtudes, dilemas e malogros da Música Popular Brasileira.

O sucesso da audiência do programa Então,Foi Assim? é de tal ordem que teve propagação viral e hoje já é transmitindo por 238 rádios parceiras em todo o Brasil, incluindo a Nacional FM 96,1 Mhz – Sábado 18h [Brasília-DF].

Papel fundamental na viabilização e realização desse projeto de sucesso da rádio no Brasil deve ser tributado à  AbraVideo, uma organização não-governamental, fundada em 1991 em Brasília, com o objetivo de criar, desenvolver e executar projetos culturais e de comunicação para o movimento social organizado.

As entrevistas e músicas do programa Então, Foi Assim? são cuidadosamente transformados em livros e songbook que os acompanha. Como conta Ruy Godinho, o livro é resultado de pesquisa iniciada em 1997, quando o autor  produzia o programa Estação Brasil, na Rádio Cultura: “Em 2006, quase 10  anos depois, com acervo de 200 músicas pesquisadas, comecei a escrever o Volume I, que traz 80 histórias e teve seu lançamento  em 2008”. Como ele revela, o livro narra sobre o processo criativo de 80 sucessos da MPB, mas também conta histórias de arrepiar: “muitos compositores famosos passaram por aperto financeiro que o levaram a vender suas composições…”. O Volume II foi lançado em 2010 e o Volume III, seguindo a mesma estrutura dos anteriores, foi lançado em 2013.

Nesta 12ª. Edição de Rádio: Programas que Ouvimos…, disponibilizamos, para o deleite dos nossos leitores,  com livre acesso via Internet as 174 edições do programa radiofônico da Radio Nacional de Brasília, Então, Foi Assim? (para ouvir os programas anteriores à edição 42 o interessado deverá entrar em contato com a produção através do e-mail: programa@abravideo.org.br)

 play

http://www.abravideo.org.br/Default.aspx?IdPagina=5147

Esta rubrica rende homenagem ao prof. Edgar Roquette-Pinto, pioneiro do Rádio no nosso país e considerado o Pai da Radiodifusão no Brasil

Facebooktwittergoogle_plus