Em Análises e Reflexões, Destaques

Por Eugênio Viola

Gostaria de sugerir esse inesquecível vídeo de Eduardo Galeano, falecido no ano passado, que através de sua poesia traça um mosaico de nosso tempo. Ele aborda a necessidade de Utopia como forma de manter o ânimo, de caminhar. Conhecedor profundo da história dos saques das riquezas naturais sofridos pelos países de nosso Continente, deixou seu maior legado no livro As veias abertas da América Latina*. Mais atual, impossível.

Depositava sua esperança na juventude, ocupando as Ágoras ao mesmo tempo que dominam as redes sociais. O mundo virtual, somado ao mundo real possibilitaria um Outro Mundo Possível.  Neste vídeo, poético até no título O direito ao delírio (com legendas em português, inglês e espanhol) ele mostra as contradições, desafios e sonhos a construir.

Assista o vídeo: http://bit.ly/1DViynK

* Acesso do texto em pdf: http://lelivros.today/book/download-as-veias-abertas-da-america-latina-eduardo-galeano-em-epub-mobi-e-pdf/

Eugênio Viola. Jornalista. Escreveu com Amaury Ribeiro Jr. e Tales Faria a reportagem: Traição e extermínio: Relatório secreto mostra que a ditadura militar e a CIA conseguiram cooptar dirigentes comunistas: a intenção era matar os líderes do PCB (IstoÉ: 31/03/2004)


Imagem: www.youtube.com/watch?v=m-pgHlB8QdQ

Facebooktwittergoogle_plus