Em Destaques, Música

Muitas são as estações de rádio e também os sites e blogs que veiculam programas musicais de elevado valor informativo e artístico sobre os mais variados gêneros e estilos do rico repertório brasileiro e internacional.  Como forma de valorizar e promover esse valioso acervo cultural, estamos proporcionando aos nossos leitores e colaboradores para o seuentretenimento, deleite espiritual e catarse emocional uma audição radiofônica cuidadosamente selecionada.

image

A Collector’s Editora, atualmente Collector’s Studios, foi fundada em 1983 com o objetivo de resgatar e preservar a memória do rádio das décadas de 40 e 50 e da música popular brasileira do tempo do disco de 78 rpm.

Alguns colecionadores, produtores ou mesmo artistas do rádio daquela época, conseguiram conservar em seus arquivos raros discos de acetato 16 polegadascom a reprodução de programas radiofônicos e foi com este material que aCollector’s iniciou suas atividades.

Posteriormente, em 1991, a Collector’s Editora Ltda. assinou com a Fundação Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, possuidora de um acervo com mais de 5.000 discos, doados pela Rádio Nacional, um convênio com a finalidade de extrair-lhes o conteúdo.

Deste material, a Collector’s recuperou um total de mais de 1.200 programas e os matrizou em uma coleção chamada Assim era o rádio – um retrato vivo da época de ouro do rádio quando não havia televisão.

Paralelamente a esta atividade a Collector’s vem desenvolvendo, também desde 1983, um outro trabalho, que é o resgate e a preservação da música popular brasileira do tempo dos discos de 78 rotações por minuto. Neles estão registradas de uma forma viva as mais importantes músicas criadas e interpretadas neste país ao longo do tempo e intitulada Obras Completas. Atualmente contamos com aproximadamente 13.000 fonogramas em acervo.

As empresas que se encarregavam da fixação destas interpretações em suporte mecânico, ou seja, as gravadoras, eram na sua maioria estrangeiras e não tinham grandes interesses em preservar este maravilhoso acervo cultural, como o fazem em seus países de origem, e sim apenas ganhar dinheiro com a sua exploração comercial, como era natural.

Com a evolução da indústria fonográfica – do 78 rpm para o LP e do LP para o CD – deixaram de ser fabricados aparelhos capazes de reproduzir aqueles discos. As gravadoras que acompanhavam esta evolução deixaram que as matrizes originais destas interpretações fossem destruídas ficando praticamente perdidos esses maravilhosos documentos.

Algumas dezenas de abnegados patriotas ou saudosistas, conservaram em seu poder alguns discos tornando-se colecionadores da boa música brasileira. Devido ao volume de discos lançados tornou-se impossível um só colecionador reunir todo o acervo e assim encontrava-se espalhado pelo Brasil o que de melhor a música popular brasileira produziu desde que foram inventados o fonógrafo e mais tarde o rádio. As emissoras de rádio da época fizeram doações de seus quebradiços discos ou o que sobrou deles aos museus que os conservam de uma forma bastante precária.

Com o objetivo de resgatar este material e disponibilizá-lo para o público aCollector’s iniciou um trabalho junto a estes colecionadores reunindo, catalogando e matrizando a obra completa dos grandes compositores e cantores brasileiros registrados desde o início do século. (Extraído do sitiowww.collectors.com.br)

Parte considerável de todo o trabalho já recuperado e matrizado pelaCollector’s encontra-se disponível para venda através do seu site, e no qual verdadeiras relíquias musicais e radiofônicas (programas de Rádio como PRK30, Edifício Balança Mas Não Cai, Gente que Brilha, Alvarenga e Ranchinho, O Pessoal da Velha Guarda, Quando os Maestros se Encontram, Programa Vicente Celestino e muitos outros), podem ser acessadas e ouvidas e/ou assistidos. Além disso, a Collector’s mantêm no ar durante as vinte quatro horas do dia a Rádio Collector’s MPB onde o ouvinte pode se deleitar com preciosas raridades musicais brasileiras dos anos 40 e 50 nesta 10ª. Edição deRádio: Programas que Ouvimos…

play

http://radio.collectors.com.br/

 

 

Facebooktwitter