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Agência Brasil

A Volkswagen provocou na semana passada indignação mundial quando admitiu que 11 milhões de carros a diesel em todo o mundo estão equipados com os chamados dispositivos de descativação, que ativam controles de poluição durante os testes, mas automaticamente os desligam quando o carro está em condução.

A Volkswagen vendeu 1,8 milhão de veículos utilitários equipados com o software que altera os resultados dos testes antipoluição, disse um porta-voz da fabricante alemã nesta terça-feira (29), citado pela agência de notícias AFP. “Dos 11 milhões de veículos a diesel manipulados vendidos, no total, 1,8 milhão são utilitários”, declarou Günther Scherelis, diretor da Comunicação da Divisão de Utilitários do grupo, confirmando uma informação da imprensa regional.

A marca alemã admitiu na semana passada que equipou 11 milhões de veículos em todo o mundo com um software com capacidade para modificar os resultados dos testes antipoluição. O grupo – que detém 12 marcas de automóveis, pesados e motociclos – tem divulgado a conta-gotas, por marcas e países, os números dos veículos equipados com o referido software fraudulento.

A adulteração envolve 5 milhões de automóveis da marca Volkswagen (VW), 2,1 milhões do modelo de alta linha Berline, da Audi, e 1,2 milhões de veículos da marca Skoda. Com os 1,8 milhão de utilitários anunciados nesta terça-feira, faltam ser divulgadas cerca de 900 mil unidades adulteradas com o software, das quais um determinado número deve ser da marca espanhola Seat.

Além da Alemanha, com 2,8 milhões de veículos, e dos Estados Unidos, de onde surgiu o escândalo, com cerca de 500 mil unidades, os números de veículos adulterados por países ainda não são conhecidos. Na Alemanha, a Volkswagen foi intimada pelo governo para apresentar até 7 de outubro um roteiro e um calendário para chamar os proprietários dos veículos adulterados e para os equipar conforme as normas.

Durante o fim de semana um grupo de trabalho elaborou um plano de ação de grande escala”, declarou o novo chefe da Volkswagen, Matthias Muller, durante um encontro na noite desta segunda-feira (28) com os quadros dirigentes da empresa.

O escândalo manchou o nome da Volkswagen, deixando-a exposta a bilhões de dólares em multas nos Estados Unidos, com investigações ocorrendo desde a Noruega até a Índia, e que desvalorizou a empresa em um terço do seu valor na bolsa, em uma semana.

Revista Brasileiros:28-29/09/2015.


Imagem: Murilo Góes/UOL Mais

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