Em Destaques, Miscelânea

Troféu General Deodoro da Fonseca – Cavalo de cão (Pepsis): Há duas estratégias básicas de sobrevivência para predadores, a saber, especialização e adaptabilidade. O gênero pepsis se refere a um grande número de espécies de vespas solitárias, às quais o caboclo brasileiro se refere, por motivos obscuros, como “cavalo de cão” (cão quer dizer diabo, neste contexto). O leitor, por certo, já observou essa vespa em seu nervoso afã na caça de um inseto ou aracnídeo.
O pepsis atacará ferozmente sua vítima, imobilizando-a com seu veneno, passando a transportá-la para um buraco na terra previamente escavado pelo próprio pepsis. Uma vez introduzida a presa no buraco, nela será depositado um ovo pelo pepsis, cuja larva se alimentará da vítima imobilizada, porém viva. Para aumentar a eficiência da caçada, cada espécie de pepsis se especializa em uma única, ou algumas, espécies de presa.
Há na Inglaterra uma espécie de pepsis que é especializada em um único grilo escavador, desses que chamamos “paquinha” e com que as crianças adoram brincar. O pepsis, seu predador, inocula seu veneno em 17 lugares específicos vulneráveis, em uma ordem estabelecida. O grilo, entretanto, aprendeu que ficando imóvel em pé, ereto confunde o pepsis que após examiná-lo o deixa em paz. É obvio que a seleção natural estará selecionando os indivíduos que aprenderam a fingir que são postes. Os que não aprenderem serão dizimados e com isso se extinguirá também a espécie de pepsis, que se especializara nessa espécie de grilo.
O PSDB está se especializando em vociferantes ataques ao PT. Esquecem todos, os legítimos objetivos da Política. Senadores e Deputados se tornam em pepsis predadores especializados em uma única espécie. Ora o que acontecerá se o PT aprender a ser poste? Será extinta esta espécie de “cavalo de cão”?

Resultado do Concurso

O ganhador do Troféu Gal. Deodoro da Fonseca é o presidente do PSDB e candidato derrotado tucano à presidência da República, Aécio Neves, que arrebatou 37% do total dos votos dados aos cinco candidatos concorrentes, recebendo deste blog os mais efusivos cumprimentos pela vitória alcançada acompanhados do merecido Certificado!
Nas posições seguintes a colocação dos demais candidatos, segundo o percentual de votos obtidos dos internautas é a seguinte: segundo lugar – senador tucano Aloysio Nunes (33%); terceiro lugar – o presidente do PPS. Roberto Freire (15%); quarto lugar – o presidente de honra tucano Fernando Henrique Cardoso (9%) e, quinto lugar – o presidente do DEM, senador Agripino Maia (6%).

03-certificado
Facebooktwittergoogle_plus