Em Destaques, Vida Nacional

Por Rosane de Oliveira e Sabrina Passos

Entrevista com Renato Dolci, analista de mídias sociais para o Governo Federal (tomada por Rosane de Oliveira e Sabrina Passos e publicada por Zero Hora em 09/04/2016).

O paulistano Renato Dolci tem no currículo quatro cursos universitários e dois mestrados, um deles pela Paris I Pantheón-Sorbonne

Leitor compulsivo desde a infância, cientista político, filósofo, teólogo, estatístico e mestre em Economia, o jovem de apenas 27 anos é diretor de Inovação da Num.br, empresa responsável pelo monitoramento das redes sociais do governo federal. Todos os dias, Renato envia para a presidente Dilma Rousseff e sua equipe um relatório de 24 páginas, detalhando como o universo das redes se movimentou. 

Não sugere ações. Não indica estratégias. Apenas lê o cenário.

Não há mais polaridade nas redes – avalia – O que existe é uma descrença generalizada na instituição política.


* * *

Quando concedeu esta entrevista para Zero Hora, na tarde de sexta-feira, 1º de abril, ainda precisava terminar a avaliação daquele dia, mas estava tranquilo. As semanas anteriores sim, haviam tirado seu sono. Lembra com detalhes como foi a movimentação das redes sociais, especialmente FacebookTwitter e grupos de WhatsApp, no dia 4 de março, quando o ex-presidente Lula cumpriu o mandado de condução coercitiva para depor, na 24ª fase da Lava-Jato. Apenas neste dia, segundo ele, o termo “Lula” teve um volume de citações comparado ao volume total de cinco dias inteiros na rede no Brasil

Dolci também é o responsável por monitorar as manifestações no Brasil, o que faz com uma equipe formada por seus outros dois sócios, 36 colaboradores e milhares de robôs.

Depois da entrevista, seu destino era um hotel, em Porto Alegre. Em solo gaúcho, tentaria dormir um pouco mais do que as quatro horas de sono que consegue ter normalmente. Mas não antes de enviar seu relatório para Dilma.

Leia a integra da entrevista: http://bit.ly/1qlsgy9

Unisinos/IHU[http://www.ihu.unisinos.br/]: 11/04/2016.

Rosane de Oliveira e Sabrina Passos. Jornalistas.


Imagem: André Rossi / Divulgação

Facebooktwitter