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Quatro pesquisas de opinião eleitoral foram divulgadas nesta semana pelos institutos MDA, Ibope/CNI, Vox Populi/Carta Capital e Datafolha/TV Globo-Folha de S. Paulo. Realizadas no início do mês de setembro, elas refletem as três primeiras semanas de propaganda eleitoral em rádio e TV.

No primeiro turno, a liderança é de Dilma Rousseff. A campanha da Presidente soube tirar vantagem do maior tempo de rádio e TV, apresentando a obra de seu governo, avançando pontos programáticos e estabelecendo a crítica aos dois principais adversários. E a taxa de intenções de voto a favor de sua reeleição situa-se, hoje, na faixa entre 36% e 39%.

Marina Silva vem logo atrás e a diferença entre elas varia entre três a oito pontos percentuais. Se foi exponencial o crescimento da taxa de intenções de voto de Marina, nos primeiros quinze dias de campanha na mídia de massa – colocando-a em posição de vantagem, ao menos nas enquetes sobre o 2º. turno – na semana que passou este processo foi estancado e Marina foi forçada a ficar na defensiva, sob pressão das críticas de Dilma e Aécio.

Aécio Neves não pode acompanhar a ascensão eleitoral das adversárias e ficou na rabeira (de treze a dezenove pontos percentuais atrás de Marina). Hoje, parece fora da disputa, sem força político-eleitoral para estar presente no 2º turno.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Taxa de Intenção de Voto (%) (Pesquisa estimulada por cartão)

Candidato MDA Ibope Vox Populi Datafolha
Dilma 38 39 36 36
Marina 33 31 28 33
Aécio 14 15 15 15
Outros/sem candidato 15 15 21 17

Fontes: MDA/CNT (5 a 7/9); IBOPE/CNI (5 a 8/9); Vox Populi/Carta Capital (8 a 9/9) e Datafolha/TV Globo/ Folha de São Paulo(8 a 9/9) .

Com Aécio Neves precocemente fora do páreo e com a eleição polarizada entre Dilma e Marina, o segundo turno foi antecipado. Os programas de rádio e de TV da campanha eleitoral da Presidente passaram a focar em Marina e suas contradições, identificadas no programa de governo que o PSB lançou ao final de agosto.

As pesquisas dos quatro institutos constataram que as críticas feitas a Marina parecem ter funcionado, limitando a expansão do eleitorado dela. A previsão de consenso é que a peleja de 2º. turno será renhida e os resultados apontam para um empate técnico entre Dilma e Marina, sempre com ligeira vantagem para Marina Silva (de um a quatro pontos percentuais).

2º. Turno – Taxa de Intenção de Voto (%) (Pesquisa estimulada por cartão)

Candidato MDA Ibope Vox Populi Datafolha
Dilma 43 42 41 43
Marina 45 43 43 47

Fontes: MDA/CNT (5 a 7/9); IBOPE/CNI (5 a 8/9); Vox Populi/Carta Capital (8 a 9/9) e Datafolha/TV Globo/ Folha de São Paulo(8 a 9/9).

Para virar o jogo e vencer as eleições presidenciais, um dos grandes desafios que Dilma precisa superar continua sendo a sua taxa de rejeição, que – a acreditar na pesquisa do Ibope – registrou a diferença de dezesseis pontos percentuais acima da taxa de rejeição atribuída a Marina.

Passo importante nessa direção foi dado por Dilma Rousseff quando anunciou que, num eventual segundo mandato, não contará em sua equipe com o atual ministro da Fazenda Guido Mantega, abrindo assim perspectivas de negociação em uma das áreas mais criticadas em sua gestão que é a política econômica.


Créditos de imagem: correiodobrasil.com.br

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