Rogério Cezar de Cerqueira Leite

Biografia

Graduado em Engenharia Eletrônica e Computação, pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e doutorado em Física de Sólidos pela Universidade de Paris (Sorbonne). Trabalhou como pesquisador nos Laboratórios da Bell/EUA (1962-1970). Lecionou no I.T.A., na UNICAMP e na Universidade de Paris (Professeur d´echange). Foi agraciado com a Comenda da Ordem Nacional do Mérito da França e com a Cátedra da Universidade de Montreal, Canadá. Foi diretor dos Institutos de Física e Artes e Coordenador Geral das Faculdades da UNICAMP. É Professor Emérito dessa mesma Universidade, da qual foi Professor Titular de 1970 a 1987. É Pesquisador Emérito do CNPq. Recipiente da Ordem Nacional do Mérito Científico na Classe de Grã-Cruz. Publicou 80 trabalhos em revistas especializadas, foi editor da Solid State Communications, editada em Oxford (Inglaterra), de 1974 a 1988, e “referee” de cerca de 20 revistas internacionais. Obteve cerca de 3.000 citações em revistas científicas de impacto. Foi Presidente e criador da CODETEC, da CIATEC, e de outras empresas que atuam em setores intensivos em tecnologia. Foi Vice-Presidente Executivo da Companhia Paulista de Força e Luz (1982 a 1986). É membro do Conselho Editorial da Folha de São Paulo desde 1978 e escreveu além de textos técnicos, vários livros sobre assuntos polêmicos tais como a atuação das multinacionais, o programa nuclear, o nacionalismo, o ensino superior, a transferência de tecnologia. Publicou também livros sobre Física dos Sólidos, sobre Música, sobre riquezas naturais (Quartzo, Nióbio, Álcool, etc.) e, mais recentemente, sobre Energia. É membro da Comissão de Energia da União Internacional de Física Pura e Aplicada e Presidente de Honra do Centro Nacional de Pesquisas em Energia e Materiais que inclui o Laboratório Nacional de Luz Sincrotron, de Biotecnologia, de Nanotecnologia e do Bio-Etanol.

Mais sobre o autor:
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4780227T0

Sobre o Blog

C om este blog pretendemos criar e manter um espaço interativo de convivência e trocas de experiências, percepções e de opiniões sobre os mais variados temas que compõem a sociedade e a cultura universais, nas suas múltiplas dimensões. É por isso mesmo um espaço através do qual opinamos, criticamos, provocamos e, certamente, contribuímos construtivamente para um Brasil e um Mundo melhor. Nesse espaço compartilhado estaremos na boa e saudável companhia de amigos e colaboradores que comungam de ideais e de aspirações nos diversos domínios da vida cotidiana e aos quais agradecemos pelo encorajamento e pelas contribuições generosas que em muito ajudarão a mantê-lo interessante e sempre atual.

Convidamos o(a)s internautas deste blog para que se sintam a vontade, servindo-se de tudo que estiver disposto nos arquivos sem qualquer cerimônia, critiquem, façam circular, modifiquem e transformem com a sua participação esta materialidade digital.

Tenham todo(a)s sempre presente que este é uma espaço de intervenção criativa, de socialização de informações e depositório dinâmico de  manifestações culturais e suas linguagens e, sobretudo, aberto  à ampla participação.

Duas palavrinhas sobre sessões que integram o Blog. Na coluna “Sem papas na língua” contemplaremos temas que são tabus, aqueles que os jornalistas e comentaristas não podem atacar porque são comercialmente inadequados. Em “Tocaia” estaremos espicaçando a “Mídia”, sempre que encontrarmos “besteiróis” maliciosos ou maléficos. Obviamente, não todos, pois teríamos que editar uma Enciclopédia. As colunas serão ocupadas por intelectuais especializados em suas respectivas áreas. Pequenas notas, provocações, deverão, além de divertir o leitor, servir para instigar suas reflexões.

Não seremos imparciais. Seremos sempre a favor da justiça e dos indefesos. Somos humanos. Somos, decididamente, contra os medíocres e os energúmenos. Este é o nosso compromisso.

Política de Conduta

Este blog comunga do entendimento que as opiniões e comentários dos leitores podem aprofundar os debates sobre as diversas questões por ele abrangidas.

Para o bom funcionamento pedimos aos nossos leitores e colaboradores que observem as normas de conduta a ser respeitadas. Este blog reserva-se ao direito de não publicar os comentários que:

a) Expressem conteúdos racistas, discriminatórios, caluniosos, difamatórios, de incitação à violência ou ilegalidade ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas e instituições.

b) Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;

c) Reúnam informações de natureza pessoal (e-mail, endereço, telefone etc) do próprio ou de terceiros;

d) Tenham cunho comercial ou de propaganda.

Não observadas essas regras, o Blog reserva-se o direito de não permitir e/ou excluir o comentário sem aviso prévio. O leitor que insistir em desrespeitar essas regras será bloqueado do nosso sistema de comentários.

É livre a transcrição das matérias aqui publicadas deste que citada a fonte: www.rogeriocerqueiraleite.com.br

Equipe

Coordenador
Wilson Gomes de Almeida

Consultores de Conteúdo
William Sodré, Mário Cardoso de Araújo e Jorge Nicolau

Consultor para Mídia Digital
Ronaldo dos Santos

Administradora
Susana Ribeiro

Colaboradores

Amaury Porto de Oliveira
Embaixador aposentado. É especialista em temas asiáticos. Membro do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP).

Carlos Russo Jr.
Cursou Medicina e graduou-se em Odontologia (USP). Helenista, discípulo de Jean-Pierre Vernant dedica-se à literatura e análise literária. Colabora com revistas e dirige o “Espaço Literário M. Proust”. Publicação recente: “Introdução à leitura de Em busca do tempo perdido” (2014)

Claudia Izique
Antropóloga e Jornalista

Claudia Mattos
Doutora em História da Arte pela Universidade Livre de Berlim. É Professora Associada da Universidade Estadual de Campinas.

Joaquim Francisco de Carvalho
Engenheiro Civil (Universidade Mackenzie de São Paulo); mestrado em Engenharia Mecânica e licenciatura em física (PUC-RJ); Doutor em Energia (USP). Foi pesquisador associado ao Instituto de Energia e Eletrotécnica da Universidade de São Paulo (IEE/USP), atual Instituto de Energia e Ambiente da USP. Foi diretor industrial da Nuclen (atual Eletronuclear), coordenador do setor industrial do Ministério do Planejamento e Presidente do IBDF (atual IBAMA).

Jorge Nicolau
Economista pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Consultor.

Luiz Roberto Liza Curi
Graduado em Ciências Sociais, Pós-graduação em sociologia pelo IFCH e doutor em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Conselheiro do Conselho Nacional de Educação (CNE)

Renato Tapajós
Estudou Ciências Sociais na USP. Cineasta-documentarista e romancista. Escreveu e dirigiu 40 filmes (Linha de Montagem, O Fim do Esquecimento e outros), sendo Corte Seco (ficcional) o mais recente (2014). Publicou Em Câmara Lenta (1977) e romances infanto-juvenis.

Sandra Hollanda
Economista com doutorado em política econômica pela Universidade Estadual de Campinas e analista sênior de Ciência e Tecnologia do CNPq.

William Sodré
Estudou Ciências Sociais. É consultor da área de políticas públicas e em análise de conjuntura brasileira.

Wilson do Nascimento Barbosa
Graduado em Economia e Estatística e Mestre em Economia Internacional pela Faculdade de Ciências Sociais e Doutor em História pelo Instituto de História Econômica da Universidade de Lund – Suécia. Professor-Titular aposentado da FFLCH da Universidade de São Paulo (USP).

Wilson Gomes de Almeida
Engenheiro Agrônomo e Mestre em Ciências Agrárias pela Universidade de Sófia/Bulgária. Doutor em História Econômica pela FFLCH/USP. Trabalhou no Ministério do Planejamento de Moçambique, país onde também exerceu docência universitária.

Logotipo por Nathalia Cabral, Designer