Em Destaques, Vida Nacional

Por Roberto Moraes

 

Hoje é difícil de alguém acreditar, mas é fato.

Os registros da ANP podem confirmar para os incrédulos.

A petroleira Shell que tinha obtido direito de ser operadora da área onde está o campo de Libra, no festejado pré-sal – antes de sua descoberta, com toda a eficiência propalada por aqueles que veneram o deus-mercado e o setor privado, devolveu à ANP o campo e abdicou de sua condição de operadora.
A Shell alegou que o campo não era comercialmente viável.

Pois bem, a nossa Petrobras com sua modelagem dos sistemas geológicas e tecnologia de perfuração ao explorar o campo descobriu que o mesmo era um mega-campo.
Libra tem reservas de petróleo de pelo menos 10 bilhões de barris de petróleo e gás (boe – barris de óleo equivalentes).

Hoje Libra é o mais festejado dos campo e vai exigir a instalação de 4 plataformas para dar conta do seu potencial de produção de óleo e gás.

Mas, este esse fato vive esquecido.

Ou propositalmente escondido, no mesmo momento, em que a Petrobras, depois de gastar bilhões de dólares com aluguel de sondas de perfuração, para descobrir estas reservas (6 dos 10 maiores campos de petróleo no mundo na última década, está aí entregando tudo isso como banana, nas barracas de final da xepa.

Vou repetir: a Petrobras descobriu um dos maiores campos de petróleo do mundo, onde a Shell disse que não havia petróleo.

É bom que se possa ir aos poucos detalhando estes casos para quem vive no sofá assistindo ao “plim-plim”!

Do Blog do Autor [http://www.robertomoraes.com.br/]:08/03/2017.

 

Facebooktwitter