Em Destaques, Música

Muitas são as estações de rádio e também os sites e blogs que veiculam programas musicais de elevado valor informativo e artístico sobre os mais variados gêneros e estilos do rico repertório brasileiro e internacional.  Como forma de valorizar e promover esse valioso acervo cultural, estamos proporcionando aos nossos leitores e colaboradores para o seu entretenimento, deleite espiritual e catarse emocional uma audição radiofônica cuidadosamente selecionada.

universitaria

Apresentamos nesta 17ª. Edição de Rádio: programas que ouvimos… Clandestino, programa levado ao ar pela Rádio Universitária da Universidade Federal do Espírito Santo aos domingos, no horário das 20h às 21h, e com reapresentação às quartas-feiras, no horário de 21h às 22h, sendo que todas as edições se encontram disponíveis em podcast para livre acesso na WEB.

O conceito do programa privilegia a audição da música não-comercial e abrange um largo espectro que vai de trilhas sonoras brasileiras a músicas internacionais, nas suas mais variadas matizes, significa dizer gêneros e estilos musicais de todos os quadrantes. Trata-se de um valioso acervo resultado do processo criativo musical pouco ou nada afinado com os interesses da indústria cultural, e que por essa razão não se encaixa na grade de programação da radiodifusão comercial cuja preferência são as produções de consumo de massa e, portanto de grande vendagem (escala).

Deriva daí o próprio nome e a proposta do programa Clandestino: constituir-se num espaço especial para divulgar criadores musicais de elevado valor artístico, alguns deles até conhecidos e com sucesso reconhecido em certos circuitos, mas que não são tocados nas rádios. Mas não somente isso: o programa destina-se também a dar eco a músicos proibidos ou cerceados durante regimes de exceção em seus países, cuja produção artística e/ou seu criador foram mantidos apartados no subterrâneo do sistema; e, para ir mais longe, os processos criativos com potencial subversivo (político, estético etc) por trafegarem na contramão do e segundo o establishment.

Nesse sentido o programa Clandestino, ao mesmo tempo em que proporciona o acesso à música de qualidade, não facilmente disponível, até porque se trata de trilhas sonoras que sequer são tocadas na rádio, como já dito, salvo raríssimas exceções, cumpre também papel de formação de público e, isso num ambiente em que essa atividade é mais do que urgente e necessária.

As temáticas musicais de cada programação são criteriosamente pensadas, e os programas são cuidadosamente elaborados pelos professores Alexandre Curtiss e Daniela Zanetti, do Departamento de Comunicação Social – Ufes, que também são os responsáveis pela sua apresentação.

Selecionamos para nossos amigos, do vasto repertório de Clandestino, o programa “O instrumental virtuoso de André Geraissati”, que foi ao ar no dia 07/04/13.

 play

 http://www.universitariafm.ufes.br/sites/default/files/audio_programas/clandestino_07-04-13.mp3

Esta rubrica rende homenagem ao prof. Edgar Roquette-Pinto, pioneiro do Rádio no nosso país e considerado o Pai da Radiodifusão no Brasil

Facebooktwittergoogle_plus